Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
2




Partilhe este Site...





Total de visitas: 426846
ENTREVISTA COM MÁRIO MONTINI
ENTREVISTA COM MÁRIO MONTINI

  1. De onde você é?

- OLÍMPIA/SP – CAPITAL NACIONAL DO FOLCLORE

Quando você começou a se aventurar na literatura?

- JOVEM FAZIA FRASES PARA MANDAR COMO “CORREIO ELEGANTE”, COMUM NAS QUERMESSES DO INTERIOR DE SÃO PAULO

Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores?

            - NÃO EXATAMENTE PARA ESCRITA, MAS O GOSTO PELA LITERATURA EM GERAL ORIGINOU DE UM PROFESSOR DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

            O que aprendeu na escola o instigou a criar textos?

            - LEITURA DE LIVROS COMO “MAR MORTO”, “O GAUCHO”, DOS PRIMEIROS E MARCANTES.

 

  1. Você já leu muitas obras e lê frequentemente?

- SIM. PORÉM, HOJE A ÊNFASE ESTÁ NA LITERATURA JURÍDICA, POIS A PROFISSÃO EXIGE MUITO.

Que gêneros (poesia, contos, crônicas, romance) e autores prefere?

- POESIAS DE CARLOS D DE ANDRADE E OBRAS DE JORGE AMADO ENTRE OUTROS

 

  1. Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las?

- QUANDO JOVEM, AINDA ESTUDANTE, FAZIA ANOTAÇÕES DE TUDO; HOJE ESSAS ANOTAÇÕES SÃO MAIS ESPECÍFICAS NA PARTE JURÍDICA

 

  1. Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Em sites, Academias de que de repente você participa etc.

- VEJO MUITO AUTORES LOCAIS; NUNCA DEIXO DE COMPRAR UM LIVRO QUE O PROPRIO ESCRITOR VENDE DE FORMA AMBULANTE; DENTRE ESSES, UM DE OLÍMPIA, WADÃO MARQUES, TEM ESCRITOS INTERESSANTES COM DESTAQUES PARA MÚSICAS.

 

  1. Você costuma participar de antologias? Acha-as algo interessante? Participaria de uma se eu a lançasse?

- EVENTUALMENTE; NÃO HÁ MUITO TEMPO PARA PENSAR NESSE TIPO DE HOBBY; O TRABALHO, FAMÍLIA E ATIVIDADE SOCIAL DEMANDA MUITO TEMPO.

 

  1. Você é membro de Academias de Letras?

- MEMBRO DA ACADEMIA RIOPRETENSE MAÇÔNICA DE LETRAS  Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro?

- SEMPRE ESTOU DISPOSTO A DAR CONTRIBUIÇÃO A QUALQUER EVENTO DE CULTURA.

 

  1. Tem ideia de quantos textos literários já escreveu?

- NÃO TENHO IDEIA.

Há quanto tempo escreve ininterruptamente?

- HÁ MAIS DE TRINTA ANOS

 

  1. Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso? 

- ACREDITO QUE TENHO FACILIDADES, INCLUSIVE FAÇO VERSOS E ACRÓSTICO QUANDO ENTRE AMIGOS EM DIVERSAS SITUAÇÕES; ULTIMAMENTE TENHO FEITO MUITA MENSAGEM SOBRE NECROLÓGIO.

 

  1. Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual? 

- TINHA UM BLOG QUE ERA PARTE DE UM SITE DA MINHA EMPRESA, MAS FOI RAQUEADO E ACABEI POR PERDER TODO O CONTEÚDO.

IMPORTANTE UM SITE QUE CRIEI, CUJAS FOTOS E DOCUMENTOS SÃO QUASE TOTALMENTE DO MEU ACERVO, DENOMINA MIVO – MEMORIAL INTERATIVO VIRTUAL DE OLÍMPIA, ONDE ESTÃO SENDO POSTADAS FOTOS ANTIGAS DA HISTÓRIA DE OLÍMPIA, DAS FAMÍLIAS E HÁ, AINDA, INÚMEROS DOCUMENTOS QUE SERÃO INSERIDOS, ALÉM DE UM MINI-MUSEU PARTICULAR QUE PRETENDE INSTALAR EM UM ÔNIBUS PARA LEVAR SEU CONTEÚDO À ESCOLAS E EVENTOS DE NATUREZA CULTURAL A FIM DE PRESERVAR A MEMÓRIA BRASILEIRA.

 

  1. Que temas prefere escrever? Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia?

- MINHAS PREFERÊNCIAS ESTÃO NA POESIA, MAS MINHAS MENSAGENS DE NECROLÓGIO BUSCAM LEVAR PALAVRAS DE CONFORTO A FAMILIAS E AMIGOS.

 

  1. Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?)

- GOSTO DE TODO TIPO DE ARTE QUE PERMITEM INSPIRAÇÃO; VISITO MUSEUS E IGREJAS POR ONDE PASSO; TENHO UM BOM ACERVO DE ANTIGUIDADES; ADORO COLECIONISMO E PRETENDO LEVAR ESSE INTERESSE À JUVENTUDE QUANDO PUDER DISPOR DE TEMPO HÁBIL A ESSAS AÇÕES; NÃO TENHO MUITO TEMPO PARA APRESENTAÇÕES, TEATROS E A MUSICA, EM ESPECIAL, NÃO TENHO PACIÊNCIA PARA MUITO BARULHO, MAS GOSTO DE TUDO; NÃO TENHO OUTRAS HABILIDADES A NÃO SER ESCREVER.

 

  1. Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? E a nível de mundo?

- ESPERO VIR A PUBLICAR MEUS ESCRITOS, JÁ FORMATADOS, OS QUAIS, POR ORA, NÃO DISPONHO DE RECURSOS PARA TANTO, MAS APENAS POR HOBBY, POIS VIVER DE LITERATURA NO BRASIL SERIA IMPOSSÍVEL QUANDO SE TEM OUTROS AFAZERES, ENTÃO ME DEDICO À FILANTROPIA, COLABORANDO COM DIVERSAS INSTITUIÇÕES. EM RELAÇÃO À LITERATURA NO MUNDO, PENSO QUE NO FUTURO MUITOS ESCRITOS ESTARÃO VALORIZADOS, COMO ESTÃO HOJE ESCRITOS DO PASSADO QUE SE FIZERAM POR SI, COMO INUMEROS BRASILEIROS.

 

  1. Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade?

- AS PESSOAS NÃO GOSTAM DE LER E ISSO LHES CAUSA FRAGILIDADE; O ACESSO À INTERNET TENDE A PERMITIR UMA AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E, EMBORA DEVAGAR, MUITO ESTARÁ DISPONÍVEL E FACILITARÁ EM TERMOS DE CUSTO PARA ACESSIBILIDADE; OS GOVERNOS DEVERIAM INCENTIVAR A LEITURA PELA INTERNET, O CUSTO É IMENSAMENTE MENOR QUE IMPRESSOS.

 

  1. Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso?

- NUNCA O FIZ, EMBORA TENHA EDITADO UM LIVRO SOBRE ECONOMIA DO MUNICÍPIO, UM DE POESIAS E UM DE CONTOS; NENHUM REGISTRADO; NA VERDADE NUNCA PAREI PARA PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSE REGISTRO.

 

  1. Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade? 

- SÃO TRES LIVROS E AS VENDAS NÃO PAGAM OS CUSTOS, MAS TENHO-OS COMO HOBBY E AINDA PRETENDE LANÇAR MAIS TRES JÁ PREPARADOS QUANDO FOR POSSÍVEL RECURSOS.

 

  1. Já conhecia o poeta-escritor Oliveira Caruso (desculpe-me... Esta pergunta é padrão para quem participa de meus concursos literários)?

- HÁ ALGUNS ANOS TENHO RECEBIDO SEUS CONTATOS; NÃO ME RECORDO COMO COMEÇOU; TALVEZ A ORIGEM SEJA EM UM LIVRO QUE PARTICIPEI: “POETAS BRASILEIROS DE HOJE- 1989”, MAS NÃO ME RECORDO E NUNCA MANTIVEMOS CONTATO PESSOAL.

 

  1. Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby?

- SOMENTE HOBBY. ALIÁS, VENDI ALGUNS EXEMPLARES NOS LANÇAMENTOS E DEPOIS PASSEI A DEIXA-LOS EM BIBLIOTECAS, ESCOLAS OU PRESENTEAR AMIGOS E NOVOS AMIGOS.

 

  1. Você trabalha(ou) fora da literatura?

- SOU ADVOGADO, TENHO ESCRITÓRIO PRÓPRIO; SOU CORRETOR DE IMÓVEIS, TENHO UMA IMOBILIÁRIA QUE MINHA ESPOSA CUIDA; TENHO UMA EMPRESA DE CONSULTORIA NA ÁREA PÚBLICA – FAÇO CONCURSO PÚBLICO E OUTROS SERVIÇOS; SOU PROVEDOR DA SANTA CASA DE OLIMPIA E DA BENEFICENCIA PORTUGUESA E NÃO RECEBO NADA POR ISSO; SOU PRESIDENTE DE UM CORPO FILOSOFICO DA MAÇONARIA EM BARRETOS/SP E HÁ 24 ANOS MEMBRO DE UMA LOJA MAÇÔNICA EM OLÍMPIA ONDE FUI VENERÁVEL POR DUAS VEZES; JÁ ATUEI NO ESPIRITISMO, INCLUSIVE TENHO UM LIVRO PRONTO PARA SER EDITADO SOBRE O ASSUNTO, OU SEJA, ACABO POR FAZER COISAS POR PURO AUTRUISMO, SEM INTERESSE POLÍTICO PARTIDÁRIO.

 

 

ESPERO QUE TENHA CONHECIDO UM POUCO DO MÁRIO F MONTINI, KKK;

CONHEÇA O MIVO EM WWW.MIVO.COM.BR

ABRAÇO.

 

topo