Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 461120
ENTREVISTA COM MARIA JOSÉ ZANINI TAUIL
ENTREVISTA COM MARIA JOSÉ ZANINI TAUIL

1. Quando você começou a se aventurar na literatura? Sofreu influência direta de parentes mais velhos, amigos, professores? O que aprendeu na escola o instigou a criar textos?  Desde menina, quando minhas melhores notas eram em Redação.

 

2. Você já leu muitas obras e lê frequentemente? Que gêneros (poesia, contos, crônicas, romance) e autores prefere?  Sim, todos os gêneros.Li todos os clássicos brasileiros e muitos portugueses. Dos gêneros citados, só não escrevi romances.

 

3. Costuma fazer um glossário com as palavras que encontra por aí (em livros, na internet, na televisão etc.) e ir ao dicionário pesquisá-las? Não – pesquiso imediatamente, durante a leitura.

 

4. Há escritores de hoje na internet (não consagrados pelo povo) que admira? Em sites, Academias de que de repente você participa etc.  Muitos: Edmir Bezerra, Karinna Ka, Miguel Eduardo Gonçalves, Iza Klipel, Luiza de Marillac, etc.

 

5. Você costuma participar de antologias? Acha-as algo interessante? Participaria de uma se eu a lançasse?  Já participei de 70 e tenho 5 livros-solo.

 

6. Você é membro de Academias de Letras? Aceitaria indicações para ingressar em Academias de Letras como membro? Sim, a de Fortaleza, a Lima Barreto, no Rio e as virtuais AVBAP, além da AVBL.

 

7. Tem ideia de quantos textos literários já escreveu? Há quanto tempo escreve ininterruptamente? Cerca de 3000. Ininterruptamente, desde 2002.

 

8. Você tem dificuldade de escrever em prosa, em verso?  Não. Sou formada em Literatura, embora isso não habilite ninguém a ser escritor.

 

9. Você possui algum lugar onde publica textos virtualmente? Qual? Sim. No meu site CORAÇÃO BAZAR HOME PAGE, PREFÁCIO.NET e RECANTO DAS LETRAS

 

10. Que temas prefere escrever? Prefere ficção ou o que vivencia e vê no dia a dia?Ficção

 

11. Aprecia outros tipos de arte usualmente? Frequenta museus, teatros, apresentações musicais, salões de pintura? Está envolvido com outro tipo de arte (é pintor, músico, escultor?)  Amo teatro. Na faculdade, tinha que assistir e fazer a crítica literária.

 

12. Que retorno você espera da literatura para si mesmo no Brasil? E a nível de mundo?  A Literatura é catarse, é divã de analista. Espero dela apenas deixar uma herança cultural para a minha família, filhos, netos.

 

13. Você acha que o brasileiro médio costuma ler? Acha que ele gosta de literatura tradicional ou só de notícias rápidas e sem profundidade?  Como professora, pude constatar que o brasileiro detesta ler, poucos compram livros, leem mal e interpretam pior ainda, consequentemente, também escrevem mal.Inclusive universitários.

 

14. Você costuma registrar seus textos na FBN antes de publicá-los? Sabe da importância disso?  Sim, os livros.

 

15. Já tem livros-solo publicados? Consegue vendê-los com certa facilidade?Com facilidade, não.  Também se vivesse de venda, morreria de fome. Não levo jeito. Os vendáveis que escrevi, vendi através do meu site. Outros: sobre família,biográfico, historinha infantil com personagens da família e No Palco da Vida, onde  falo em poesia da minha vida, fiz para distribuir entre familiares e amigos.Não tinham cunho comercial. O último, orações-reflexões, baseadas em versículos bíblicos, fiz para doação. Foram 6 livros convencionais e 15 e books.

 

16. Já conhecia o poeta-escritor Oliveira Caruso (desculpe-me... Esta pergunta é padrão para quem participa de meus concursos literários)?  Sim, através do material que me envia e da Antologia “Pra frente, Brasil!”

 

17. Você trabalha com literatura inclusive para aumentar sua renda ou a leva como um delicioso hobby? Um delicioso Hobby. Literatura é tudo para mim.

topo